Um conceito tão importante quanto o CMV, já abordado anteriormente, trata-se de entender e acompanhar o ponto de equilíbrio dentro das empresas de micro, pequeno e médio porte.
Descobrir o ponto de equilíbrio de um negócio em seus diferentes momentos é fundamental para a gestão financeira dele, mas – infelizmente – muitos empreendedores desconhecem este conceito.
O ponto de equilíbrio mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem ao somatório de custos e despesas do negócio, em outras palavras, o ponto de equilíbrio mostra o volume mínimo de faturamento para que o negócio não gere prejuízos.
Normalmente se analisam todas as variáveis de custos e despesas para chegar a um percentual da receita, por exemplo, pode-se chegar à conclusão que para um faturamento de R$ 100 mil reais mensais o ponto de equilíbrio é de 80%, ou seja, garantindo vendas de R$ 80 mil por mês a empresa não terá prejuízo. Também pode-se estimar um valor monetário.
É relevante citar que o ponto de equilíbrio pode mudar de acordo com a variação da matriz de receitas e despesas da empresa ao longo do tempo, por isso é importante realizar análises periódicas.
Por fim, e não menos importante: acumulando alguns meses de vendas abaixo do ponto de equilíbrio, medidas devem ser implementadas para diminuição de custos!