CORONAVÍRUS: priorize a folha de pagamento, mas não esqueça dos fornecedores!
Em meio a crise, alguns setores estão sofrendo impacto financeiro de forma mais rápida (como restaurantes e lojas em shoppings centers) e outros vão enfrentar estas dificuldades no longo prazo.
Para os gestores de negócios de micro, pequeno e médio porte nenhum problema aflige mais do que faltar com seus funcionários e colaboradores, não conseguindo honrar a folha de pagamento. Esta situação é tão crítica que o governo federal vem adotando ações emergenciais de apoio a este segmento e a medida provisória para redução de jornada de trabalho proporcional aos salários, pode ser uma ação no sentido de reduzir desemprego e viabilizar os pagamentos em dia.
No entanto, alguns gestores estão menosprezando os compromisso com fornecedores (por desorganização, pânico ou mesmo por oportunismo) e este fato pode gerar um círculo vicioso no sentido do enfraquecimento econômico, em especial no segmento de micro e pequenas empresas.
Por maior que sejam as dificuldades e receios em relação aos próximo dias em meio a crise, não é razoável que um empreendedor simplesmente comunique seus fornecedores que estão suspendendo todos pagamentos para os próximos meses. Não é razoável e beira o oportunismo.
Somente o pagamento de fornecedores viabilizará que estes paguem, por sua vez, o salário de seus funcionários e colaboradores, formando um círculo virtuoso, uma vez que, estes vão usar o salário para movimentar a economia local. Neste contexto, faz todo sentido desenvolver campanhas incentivando as comunidades a consumirem de produtores locais e de menor porte.
Enquanto as os governos e grandes corporações podem suportar uma queda mais relevante de receitas por certo período, os pequenos empreendimentos não tem a mesma estrutura de capital e tendem a fechar as portas.
Por isso, os gestores de micro e pequenos portes devem ter a consciência responsável de que todos estes negócios estão dentro de um círculo interdependente e que apenas a negociação com base no bom senso entre as partes poderá fazer com que todos sobrevivam a crise atual causada pelo Coronavírus.
Compartilhe este artigo:
Podcast
Clique aqui para acompanhar o episódio referente ao tema deste artigo em nosso Podcast.