CORONAVÍRUS: como superar a crise nas micro e pequenas empresas?
A partir de hoje estaremos escrevendo uma série de artigos com dicas e recomendações para as micro, pequenas e médias empresas encontrarem alternativas para superar a crise.
Para os gestores e empreendedores com até 45 anos de idades, assim como eu, certamente uma crise com esta proporção e abrangência nunca foi vivenciada. No entanto, este momento é propício para refletir sobre o aprendizado com gestores mais experientes, através de contato pessoal e da literatura especializada.
Também nunca foi tão necessário enxergar seu negócio e seus problemas pontuais a partir de uma visão sistêmica. Ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõe. Em outras palavras: é necessário ver e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam.
Um exemplo prático: sua empresa vai ou já está enfrentando dificuldades de caixa, para honrar pagamentos. Então, dê alguns passos atrás e tente entender o que essa crise tem em comum com outras já vivenciadas pelo mundo e seus mercados.
Estamos vivendo uma crise global. Todas as empresas enfrentarão um ou outro tipo de dificuldade. Mas, em tese, assim como todas as outras crises, ela ocorrerá por um tempo determinado, é temporária! Em breve veremos seu ápice, seguido de seu declínio.
Então primeiramente, o gestor terá que pensar que alguns problemas serão temporários, haverão sacrifícios por um certo tempo, mas que estes não precisam prologar-se eternamente. As soluções devem atender este contexto temporário e transacional!
Posteriormente, este cenário promoverá alguns facilitadores de negociação, pois existem mais empresas inseridas no mesmo contexto de crise, dispostas a também negociar. Há de se inserir e promover um “círculo virtuoso” buscando soluções para seu negócio, evitando o máximo o prejuízo do próximo.
Dentro desse modelo crítico, outras perguntas devem ser refletidas: o que mais das outras crises há tendência de repetir nesta crise? Antes, durante e depois? O que deste aprendizado posso aplicar para resolver as contingências do meu negócio? Etc.
Concluindo, pensar de forma mais abrangente (com serenidade e bom senso) é a premissa inicial para os empreendedores ou gestores de micro, pequenas e médias empresa superarem os momentos de crise e para fazerem melhor proveito das próximas recomendações que serão compartilhadas.
Compartilhe este artigo:
Podcast
Clique aqui para acompanhar o episódio referente ao tema deste artigo em nosso Podcast.