Este é o segundo texto de uma série de artigos com dicas e recomendações para as micro, pequenas e médias empresas encontrarem alternativas para superar a crise.
Assim como reforçado no artigo anterior, a importância de desenvolver uma visão sistêmica, evitando que empreendedor ou gestor seja engolido pelos problemas particulares de seu negócio, é fundamental para melhor tomada de decisão em tempos de crise.
A partir do momento que se tem ciência da amplitude da crise e de que esta é uma situação temporária, será possível ter maior serenidade e calma para coletar as informações, buscar alternativas e tomar decisões no caminho de decisões mais acertadas.
O principal motivo do gestor manter-se calmo e agir com serenidade é que somente desta maneira ele poderá transmitir esse sentimento para suas equipes internas, clientes e fornecedores. Perder o controle emocional e adotar um tom agressivo de comunicação junto dos profissionais que estão à sua volta, são comportamentos prejudiciais para a sua operação, pois estas pessoas deixarão de colaborar com o gestor e o negócio.
O gestor do micro, pequeno e médio negócio é responsável por manter um ambiente ameno e evitar histerias, mesmo diante dos riscos financeiros e de saúde que a crise pode representar. Esse ambiente otimista diante das dificuldades também propiciará mais criatividade para encontrar soluções aos diferentes obstáculos.
Enfim, a serenidade do gestor vai ajudar a ter maior clareza na análise das informações na tomada de decisão, mas principalmente em contagiar positivamente o ambiente para que as pessoas apoiem no enfrentamento da crise.