Tendo participado da fundação de uma empresa na área de serviços há quase 20 anos atrás e – na maioria parte deste tempo – acompanhando centenas de empresas (PME) de outros segmentos, posso afirmar que já utilizei grande parte dos meios publicitários existentes para alavancar negócios e dessa experiência pude tirar conclusões relevantes.
Independente do estágio e tamanho do negócio, existem duas premissas básicas que devem preceder qualquer ação publicitária, que refere-se do tratamento de indicações e da construção de equipes de vendas/atendimento. Esse assunto tratei em um artigo específico e recomendo sua leitura antes de continuar.
Atualmente, os meios tradicionais de publicidade – tais como televisão, rádio, impressos (jornais e revistas) e mídia exterior (outdoor) – estão cada vez mais voltadas para ações de valorização de marca (branding), ações institucionais e, por esses motivos, restritas para as grandes organizações. Neste contexto torna-se uma mídia cara para pequenos negócios e não garantem retorno direto em vendas (conversões). Existem algumas ações bem específicas que podem ter resultado para negócios locais (como comércios de bairro), por exemplo, os anúncios em jornais de bairro e distribuição de panfletos.
Por isso, os pequenos empreendimentos devem estar atentos a publicidade digital, mas isso não quer dizer – necessariamente – que terão retorno com pouco investimento.
O primeiro passo nesse sentido é garantir a presença digital básica do negócio, através de diferentes métodos: criação de um site institucional, registro nos mecanismos de busca, abertura de conta em redes sociais (que irá depender do segmento e nicho para decidir em qual ou quais redes deve-se aderir), criação de blogs, entre outros.
Estabelecidos estes canais para que os potenciais clientes possam encontrar o negócio, recomenda-se desenvolver conteúdo continuamente para estas plataformas com o objetivo de aumentar o tráfego orgânico. Tráfego orgânico refere-se ao número de visitas que seus canais recebem sem que você tenha que pagar por isso, como por exemplo, aquela pessoa que pesquisou um termo e seu site apareceu como resultado. Este é um dos objetivos quando se desenvolvem estratégias de marketing de conteúdo, tema que será alvo de um artigo futuramente.
Estas são importantes medidas para dar visibilidade ao pequeno negócio sem necessariamente realizar investimentos financeiros elevados, apenas investindo tempo.
Depois de garantida a presença digital, a publicidade via ADS é uma alternativa bastante procurada por empreendedores. ADS é a sigla de “Social Advertising” e refere-se à diferentes tipos de publicidade digital paga, onde as mais comuns são os links patrocinados do Google e as postagens impulsionadas em redes sociais como Facebook e Instagram. Especialmente no Google, é importante salientar que medir resultado diretos de vendas e conversões oriundas de links patrocinados não serão notáveis com investimentos pequenos. Por experiência e por relato de profissionais de agências digitais é necessário investimento – médio – superior a R$ 1.500,00 mensais para que o empreendedor comece a medir uma conversão direta em novos clientes. Nas redes sociais o cenário não é muito distinto e normalmente essa publicidade é indicada para negócios B2C (Bussiness-to-consumer), quando a empresa vende direto para consumidor final.
Outra ferramenta de publicidade digital muito procurada por empreendedores de PME, especialmente de comércio de produtos, são as lojas virtuais e e-commerce. Hoje tenho uma opinião bastante objetiva sobre o assunto: se o negócio é pequeno e não está disposto a um investimento relevante na implantação de uma loja virtual, não abra uma loja virtual própria e venda pela internet apenas através dos market placement!
Market placement são plataformas de exposição e venda de produtos, onde as maiores do país são o Mercado Livre e as Lojas Americanas. Nestes sites os pequenos negócios podem abrir contas e anunciar seus produtos sem que seja necessário ter uma estrutura própria de e-commerce (como o site próprio e a tecnologia de meios de pagamento online). Lojas virtuais próprias ainda possibilitam o desenvolvimento de estratégias de vendas e fidelização mais flexíveis, tem menores taxas de transação e valorizam a marca da empresa, mas normalmente exigem investimento financeiro, além de tempo para implementação e manutenção destes e-commerces.
Ainda é necessário citar as formas de marketing digital direto, onde está a possibilidade de desenvolvimento de campanhas de e-mail, sms, whatsapp, entre outras. Todas estas formas de publicidade digital são aderentes de acordo com o público que se quer atingir, o segmento de atuação, e os recursos financeiros disponíveis.
Por fim, ressalta-se que a forma mais adequada de encontrar a melhor alternativa publicitária para cada negócio é através de testes e experimentações, realizando campanhas e acompanhando resultados. Deste modo, o empreendedor poderá encontrar a ferramenta que dê o melhor resultado para o seu negócio em comparação com o investimento aplicado.
Autor
Michael Waller
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