CMV: origem dos erros mais comuns dentro das PMEs

É muito comum encontrar gestores de pequenos negócios – especialmente no comércio – acreditando que ao comprar um produto por 100 reais e vender por 120, estão tendo lucro de 20 reais: um grande equívoco

Entender os custos envolvidos entre a compra e a venda de um produto é fundamental para encontrar o CMV (custo de mercadoria vendida), definir seu preço de venda e apurar corretamente seu lucro. 

Custos com impostos, transporte, telefonia, energia elétrica (do estabelecimento que faz a venda), custos administrativos, entre outros, muitas vezes ficam invisíveis aos olhos do novo gestor e podem ser decisivos no insucesso de uma empresa.

Softwares de gestão podem apoiar o gestor na manutenção da correta apuração do CMV dos produtos e, por consequência, da lucratividade real de cada transação. Contudo, antes da adoção de softwares, o gestor precisa fazer o exercício de análise do negócio para identificar importantes variáveis e suas correlações. 

É crucial identificar todos os custos internos da empresa, estabelecer rateios destes custos, verificar as conexões entre faturamento e despesas de venda, ou seja, levantar todas as informações relevantes para uma gestão mais aderente a realidade

Neste contexto, dependendo das aptidões e conhecimento de cada empreendedor, a contratação de consultores ou contadores pode ser indicada para desenvolver essa análise.

Por fim, é importante ressaltar que tarefas como estas algumas vezes são negligenciadas pelos empreendedores, mas apurar a lucratividade correta das operações é fundamental para tomar decisões sobre o futuro do negócio.


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Autor

Michael Waller

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