Marketing, Publicidade e Propaganda

É muito comum observar empreendedores de negócios de micro, pequeno e até médio porte fazerem confusão entre os conceitos de marketing, publicidade e propaganda, normalmente quando estão buscando o mesmo objetivo: mais vendas!

Entender os conceitos e diferenciar estas áreas é importante para entender a abrangência de cada ação dentro do negócio; para identificar as necessidades de apoio de terceiros; para tomar decisões estratégicas voltadas para vendas; para melhorar a comunicação com pessoas de outras áreas e empresas; entre outros.

Primeiramente, quando falamos de Marketing estamos nos referindo a um conceito muito amplo, onde podem estar encapsuladas atividades e profissionais de distintas áreas do negócio. 

Para entender a amplitude do Marketing também é importante citar os “4 P’s de marketing” que foi um termo criado por Neil Borden (em 1949) e aprimorado por Jerome McCarthy. Os 4 P’s se referiam à todas as atividades relativas ao Produto, Preço, Promoção e Praça. McCarthy os define como Mix de Marketing e cita que “todas as decisões de mix de marketing devem ser tomadas para que se exerça influência sobre os canais comerciais, bem como sobre os consumidores finais”.

Para Kotler, um dos maiores autores contemporâneos do tema, Marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas.

É bastante comum ouvir empreendedores falarem algo do tipo “vou fazer mais marketing do meu negócio, vou anunciar na internet” e com esta breve explicação anterior já é possível presumir que existe um equívoco nesta sentença, pois na verdade a pessoa está se referindo sobre a intenção de fazer uma ação publicitária para seu negócio.

A Publicidade deriva-se de “público” e trata-se de uma área dentro do marketing que destina-se a tornar pública informações de interesse de um negócio. Segundo Caio Domingues, que foi um dos grandes nomes do mercado publicitário nacional, publicidade é toda atividade destinada à estimular o consumo de bens ou serviços, bem como promover instituições, conceitos e ideias.

Dentro de uma visão prática para empreendedores, pode-se dizer que publicidade é uma forma de comunicação estratégica que promove produtos, serviços e marcas por meio de mídias físicas e digitais. E por mais que as pessoas usem como sinônimo, Publicidade e Propaganda se distinguem em derivação e no entendimento de alguns autores por suas finalidades! 

Propaganda se deriva do verbo propagar, ou seja, disseminar pensamentos para um público com um objetivo específico. Alguns autores especificam que a Publicidade está voltada para esfera comercial, enquanto a Propaganda está destinada para esfera política, ideológica e religiosa.

Como comportamento comum, observa-se que as pequenas empresas consomem esforços em publicidade, negligenciando os demais aspectos de marketing que devem ser trabalhados de forma estratégica, tática e operacional. Por exemplo, já vi muitos casos de gestores que investiram muito dinheiro em um anúncio publicitário (na tv, rádio ou internet), mas deixaram de preparar a equipe de atendimento (vendedores) para receber o retorno (potenciais clientes) desse anúncio. 

O canal PME Online irá abordar com frequência temas ligados à marketing e publicidade para pequenos negócios, por se tratar de um assunto de muito interesse deste público e por carecer de um conteúdo exclusivo que observe as limitações das MPE’s.

Compartilhe este artigo:

Referências

⇒ Gonçalves, Márcio Carbaca. Publicidade e Propaganda. Curitiba: IESDE, 2009.

Autor

Michael Waller

Clique no link e saiba mais sobre o autor. 

PUBLICIDADE

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES!

Inscreva-se em nossa lista de assinantes para receber um conteúdo novo toda a semana!

Um canal promovido pelo