CORONAVÍRUS: foco nos nichos que estão lucrando na crise

Em toda crise existem oportunidades e identificar aqueles nichos que estão lucrando é a primeira recomendação para o empreendedor de micro e pequeno porte minimizar os impactos financeiros destes dias difíceis.

A crise do coronavírus covid 19 tem deixado muito evidente a ampliação de demandas específicas, especialmente pela origem sanitária da tensão econômica e pelos decretos de quarentena que obrigam grande parte da população a ficar em casa. A alta na venda de insumos esterilizantes e na alimentação via delivery foram as primeiras consequências desta crise.

No entanto, é possível identificar uma série de outros nichos que estão ou vão se beneficiar em cadeia. É necessário estar atento ao comportamento de grupos de consumidores e coletar informações sobre os mercados internos e externos para encontrar a oportunidade mais viável para cada pequeno negócio.

Alguns dias após publicado o decreto de quarentena no estado de São Paulo, me chamou a atenção uma publicidade em rede social de uma indústria de embalagens e sacolas para transporte de alimentos. Um exemplo evidente dos negócios beneficiados em cadeia pela crise

Também é relevante analisar fatores macroeconômicos, como a taxa de câmbio, que dirá muito sobre os segmentos que aumentarão exportações e poderá evidenciar nichos que devem ser focados na prospecção de negócios pelos empreendedores de micro, pequeno e médio porte.

Por fim, antes de lamentar-se dos mercados ou nichos que foram paralisados na crise, deve-se identificar os nichos beneficiados e mudar o foco de prospecção de novos negócios.

Compartilhe este artigo:

Podcast

Clique aqui para acompanhar o episódio referente ao tema deste artigo em nosso Podcast.

Autor

Michael Waller

Clique no link e saiba mais sobre o autor. 

PUBLICIDADE

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES!

Inscreva-se em nossa lista de assinantes para receber um conteúdo novo toda a semana!

Um canal promovido pelo