CORONAVÍRUS: planos de contingência em diferentes níveis

Como já ressaltado no início desta série de artigos sobre o enfrentamento da atual crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus, pode-se presumir que esta crise – assim como outras tantas – deve ser temporária, mas ainda é muito difícil prever sua duração ou seu ápice de intensidade.

Dentro deste contexto, as empresas de micro, pequeno e médio porte devem traçar planos de contingência distintos, considerando cenários diferentes. Estes planos devem considerar cenários dos mais pessimistas aos mais otimistas, onde deveriam variar dois aspectos essenciais: a duração da crise e a variação do volume de receitas. Estes dois aspectos irão sintetizar o impacto da crise em cada negócio.

Por exemplo, no primeiro cenário pode-se considerar que a quarentena irá durar 30 dias (tempo em que decretos irão obrigar o fechamento dos estabelecimentos de segmentos não essenciais) e que o volume de receitas irá cair 20% (considerando que a maioria dos clientes de seu negócio continuarão suas operações). Neste cenário “otimista“, o plano de contingência poderá conter ações de baixo impacto ao negócio, como a alocação de funcionários em home office (diminuindo custos de deslocamento), suspensão de alguns investimentos e postergação do pagamento de tributos, como o  simples nacional (já autorizado pelo governo federal).

No entanto, mesmo otimista, o empreendedor deve criar outros planos de contingência com cenários intermediários até pessimistas. Por exemplo, caso a quarentena dure 90 dias e haja uma queda de 50% das receitas, agregado à um período de recuperação de 150 dias em que a receita se incremente em 10% ao mês até retornar ao volume pré-crise, quais seriam as ações possíveis neste plano? Mudança do modelo de negócio, maior número de demissões, buscar alianças com concorrentes ou pontos de distribuição,  criação de novos canais de venda e distribuição, e até o encerramento das operações do negócio.

O empreendedor de micro, pequeno e médio porte deve ter frieza para considerar os diferentes cenários que pode ter que enfrentar, pois caso se prepare para enfrentar apenas uma realidade (otimista ou pessimista) pode falhar por precipitação ou por omissão.

Por fim, é importante ressaltar que são muitas as alternativas para cada cenário, mas apenas com serenidade, informação e criatividade o empreendedor encontrará as soluções para seu negócio há cada obstáculo criado pela crise.

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Autor

Michael Waller

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