CORONAVÍRUS: as difíceis decisões para retomada!

Ao redor do mundo – até entre os países mais afetados pela pandemia – observam-se movimentos de retomada das atividades sociais e econômicas. Na China, a cidade de Wuhan foi reaberta após 76 dias de confinamento; no Vaticano, a basílica de São Pedro é reaberta ao público; nos Estados Unidos mais de uma dezena de estados tomam medidas de flexibilização do isolamento; e, na Alemanha, as partidas de futebol voltaram a acontecer, ainda sem público nas arquibancadas.

No Brasil, em razão de suas dimensões continentais e – especialmente – de um desalinhamento das políticas estaduais e federais, o empreendedor de negócios de micro, pequeno e médio porte se abate de extrema insegurança em relação à retomada de suas atividades. 

Em conversas recentes com alguns empreendedores é possível perceber perspectivas totalmente distintas. Enquanto em São Paulo, donos de bares e restaurantes não enxergam nenhuma previsão de reabertura; em Porto Alegre parte dos micro e pequenos negócios voltaram a operar em maio e outra parte espera novos decretos da prefeitura; e em Campo Grande é possível encontrar shoppings e outros pontos de comércio em pleno funcionamento.

De fato, são momentos de incerteza para o empreendedor, mas também para toda a população. Esse cenário faz com que os donos de pequenos empreendimentos tenham que avaliar diferentes riscos e oportunidades para reabertura de seus negócios, onde citam-se alguns deles:

Legal: primeiramente, é necessário ter certeza que legalmente (por decreto) o negócio está autorizado para funcionamento. Certamente, nenhuma oportunidade de ganho vai superar os riscos de ter seu negócio fechado por órgãos fiscalizadores e ainda sob pena de multas e outras sanções. Estando amparado legalmente para a reabertura, todas as orientações sanitárias devem ser atendidas com máximo de atenção (como capacidade máxima, uso de máscaras, etc).

Sanitária: como já pode-se perceber algumas atividades colocam funcionários e colaboradores sob maior risco de contaminação, como por exemplo, os casos recentes de surtos ocorridos a partir de frigoríficos. Nesse caso deve-se refletir dois aspectos: quais os cuidados podem-se tomar além daqueles observados pelas entidades de saúde; e se já foram esgotadas todas as possibilidades de trabalho remoto, mantendo dentro da empresa apenas aquelas pessoas que tenham atividades de essencial presença física.   

Demanda: como citado antes, há uma insegurança de diferentes segmentos sociais e o empreendedor deve refletir se haverá demanda para seu produto ou serviço em caso de reabertura de seu negócio. E, mesmo havendo demanda, deve-se refletir se ela é suficiente para cobrir os custos fixos e variáveis dessa reabertura. No caso de um restaurante em ambiente fechado, pergunta-se: as pessoas estão seguras para frequentar esse local?

Custos: a reabertura de um negócio envolve custos diretos, como por exemplo: a compra de insumos sanitários (máscaras e álcool gel), o retorno de pagamento de vale transporte para funcionários ou a aquisição de estoque e materiais. A reflexão aqui, além de pensar na cobertura de demanda citada anteriormente, é também analisar os riscos de perdas por um novo fechamento repentino por decreto. Por exemplo, se um negócio trabalha com bens perecíveis, qual o risco com perda de produtos vencidos está envolvido na reabertura? 

 Imagem: alguns donos de negócios pensam que preocupar-se com a imagem ou a reputação de sua marca é assunto exclusivo para grandes empresas, mas é possível observar riscos especialmente em micro e pequenos negócios de atuação regional (exemplo: um pequeno comércio de bairro), onde a reabertura pelo empreendedor precipitada pode ser avaliada negativamente pela “vizinhança” e sofrer algum tipo de boicote.

Por fim, é importante salientar que existem outras tantas variáveis a serem avaliadas de acordo com cada segmento e estrutura do negócio, por isso, por mais que seja a ansiedade e a pressão financeira pela reabertura, o empreendedor deve reservar uma parte importante de seu tempo para refletir todas as consequências para seu negócio nessa retomada.

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Autor

Michael Waller

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