CORONAVÍRUS: a importância das pequenas decisões!

Já é possível perceber gestores de micro, pequenas e médias empresas assumindo linhas extremas de atuação, enquanto alguns gestores perturbados tomam decisões de alto impacto ao negócio – como redução de metade da carga horária/salário de todos os funcionários, demissões em massa e suspensão de toda a carteira de pagamentos de fornecedores – outros gestores estão paralisados, sem conseguir planejar ou tomar decisões perante o cenário que vem se construindo. 

Como já abordado anteriormente, serenidade por parte dos gestores é premissa básica para sobrevivência dos negócios de micro, pequeno e médio porte neste momento de crise originada pela pandemia de Coronavírus Covid19.

No entanto, também é necessário ressaltar que serenidade não pode ser sinônimo de paralisia, então como manter a calma e agir continuamente para minimizar o impacto da crise nos negócios? 

A melhor recomendação – considerando este momento de incertezas, grande volume de informações e intensa movimentação de medidas governamentais  – é a formulação de ações de impacto reduzido ao negócio! Coletar diariamente informações externas e internas para tomar “pequenas decisões“, com o objetivo de evitar decisões precipitadas de maior impacto.

Como exemplo: a partir do comunicado da OMS sobre o estado internacional de pandemia, nossa empresa começou a organizar a estrutura para trabalho em home office. Uma semana antes do decreto de fechamento de comércio e serviços não essenciais, já tínhamos começado a alocar profissionais em teletrabalho, de acordo com as condições de cada setor. No primeiro dia deste decreto, foi emitido aviso de férias remuneradas para todos os colaboradores que não teriam condições de realizar teletrabalho. E assim, dia a dia, mantida a rotina de coleta e tomada de pequenas decisões para manter a operação do negócio e reduzir o impacto da crise.

Como outras medidas de menor impacto que o gestor de micro e pequenas empresas devem considerar antes de iniciar ações mais abrangentes: negociações com fornecedores para parcelamento de vencimentos,  encerramento de vagas em experiência ou de estágios, redução de investimentos e outros cortes de custos não essenciais para operação do negócio.

Contudo, é necessário reforçar que a busca de um equilíbrio nas decisões será fundamental para garantir a sobrevivência dos negócios de micro, pequeno e médio porte.

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Autor

Michael Waller

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